Preço, praça, produto e promoção: o que mudou nos 4P’s do marketing?

Preço, praça, produto e promoção: os 4P’s do marketing existem desde que foram descritos por Kotler na Bíblia do Marketing – e vêm sendo usados de formas variadas desde então. Enquanto isso, muitas pessoas buscam por novidades e fórmulas milagrosas para fazer valer cada um desses pontos, mas a verdade é que eles são os mesmos há um bom tempo.

E o que muda então? A variação ocorre dentro de cada uma dessas categorias: você pode variar seu preço, tornando o produto mais atrativo ou mais valorizado. Pode mudar a praça: ter uma loja física, vender somente online ou apostar em cidades diferentes com um negócio franqueado. E a promoção? Aqui é onde vamos falar melhor neste post.

P de Propaganda

Quando falamos de “promoção”, nem sempre estamos falando de “de tanto por tanto”. E sim das diferentes maneiras de promover o seu negócio, o seu produto ou o seu serviço. É dentro desse contexto “propaganda” que o marketing digital está inserido e são nas mídias digitais que a variação do tipo de divulgação tem mudado frequentemente.

Desde 2010, passamos por diferentes ênfases de diferentes mídias: orkut, facebook, instagram, snapchat, youtube, vimeo, twiiter, podcast, dentre outras. São muitas ferramentas que dão acessibilidade para um foco principal – a criação de conteúdo. E, quanto mais autêntico, diferenciado e com possibilidade de criar identificação com a marca, mais fácil se torna criar um relacionamento com o consumidor.

Esses novos meios de comunicação, que possibilitam também diferentes formas de vender produtos ou serviços, funcionam como aliados à venda. Traduzindo bem o que a sua marca pode agregar de valor ao consumidor nas redes e na estratégia que você escolher, você aumenta as suas chances de venda e valoriza a sua percepção de mercado.

Que redes usar?

O melhor benefício das redes sociais é gerar uma comunidade que possa conversar e trocar ideias sobre assuntos relacionados ao seu nicho. Não é preciso estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. O ideal é você saber que, na rede em que você estiver, você precisa estar presente com consistência. 

Abaixo, deixamos disponível um material para você saber qual a rede social tem mais a sua cara. Aperte em download e confira!

Fotos: Pexels.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *