Para que serve o marketing de conteúdo?

O conteúdo serve como suporte para várias estratégias de marketing, agregando informação e conhecimento e educando o público-alvo no segmento do seu serviço ou produto. Quando ele é usado especificamente por uma marca para atingir um público que não necessariamente é o seu ainda, ele é chamado de “branded content”.

Neste termo, o branded content ainda parece novo, mas já foi reconhecido mundo afora, ganhando inclusive uma categoria de premiação oficial no Festival Cannes Lions.

Como o marketing de conteúdo pode me ajudar?

Usando as estratégias certas, o marketing de conteúdo pode te ajudar a atrair mais clientes em potencial para consumir o que a sua marca produz. É importante ressaltar que o conteúdo pode ser escrito ou visual, portanto, abrange múltiplas plataformas.

Alguns exemplos de marketing de conteúdo:

  • Posts para redes sociais (imagens, videos e textos);
  • Posts para blogs ou notícias;
  • Conteúdo para sites;
  • Conteúdo para revistas ou períodicos;
  • Sessão de fotografia com conceito (shooting);
  • Fotografia e texto publicitário para campanhas.

Como posso usar o marketing de conteúdo na minha empresa?

A curadoria de conteúdo pode ser feitas para diferentes plataformas – sejam elas online ou offline – e deve ser feita com base numa estratégia a fim de gerar os resultados esperados.

Antes de tudo, é preciso ter um planejamento do que será produzido visualmente, em forma de escrita ou ainda em vídeo. Ao entender as estretégias da empresa e ao aliá-la ao conteúdo, é possível planejar uma sequência de posts, de videos e de fotografias que vão agregar ao consumidor mais conhecimento sobre essa marca ou sobre assuntos que têm a ver com a marca.

Depois de planejado, é hora de produzir esse conteúdo: aqui, tudo que é autoral tem muito mais relevância do que é replicado de outras pessoas. Por isso, valorize sempre a produção de cada conteúdo de suas redes sociais.

No marketing de conteúdo também entram as campanhas publicitárias que envolvem conceitos. Ao atrelar sua marca a um conceito relevante à sociedade ou a valores específicos, ela ganhará mais força dentro deste contexto se a campanha for bem pensada e bem sucedida.

Quero contratar o marketing de conteúdo.