Kizuna Pills #9

Nossa news sobre novidades do mundo do design, tecnologia, redes sociais e arte está no ar! Dessa vez, vamos compartilhar temáticas sociais, sobre arte e moda. Vamos nessa?

A cultura do cancelamento e sua importância

A cultura do cancelamento surgiu em 2017 como um movimento que, por meio das redes sociais, busca divulgar injustiças políticas, sociais e ambientais, feitas dentro e fora da internet.

Nos últimos anos esse movimento vem crescendo e atingindo uma parte maior da população, não importando status ou poder aquisitivo. Então, atitudes ou comentários preconceituosos feitos nas mídias atualmente – ou que em outra época foram naturalizados – podem voltar à tona e tomar grandes proporções pela “justiça da internet”.

Ok, mas como ocorre o cancelamento? Em geral, a situação é divulgada em grande escala, com internautas exigindo providências de empresas ou mesmo da justiça. Em certos casos, uma pessoa pode ser ignorada por muitos, ganhar repercussão negativa ou mesmo ser denunciada como por ter cometido um crime (como no caso do racismo). Com essa nova cultura, muitos questões sociais como machismo e racismo, que antes eram difíceis de serem resolvidas, são mais expostas na internet e trazem mais abrangência sobre o assunto. 

Esse movimento, entretanto, tem o seu lado negativo. Como as pessoas são amplamente expostas da internet, um erro subjugado pode mudar a vida dessas pessoas de forma desastrosa. Já ocorreram casos de má interpretação de gestos casuais como gestos de facções extremas racistas, por exemplo, nos Estados Unidos. Em questão de horas, uma pessoa perdeu seu emprego e novas possibilidades, quando tudo não passava de um engano. Por isso, é preciso ter muito cuidado e conferir sempre a veracidade dos fatos.

Compartilha com a gente o que você acha sobre esse movimento?

Desfiles Virtuais também no Ceará

No último Kizuna Pills, comentamos sobre as novidades da semana de moda em Paris; esse ano transmitida virtualmente por causa do coronavírus. E essa ideia logo chegou ao Brasil e também foi realizada aqui no Ceará, pelo Dragão Fashion. O maior evento multicultural da América Latina foi transmitido no mês de julho, de forma online pelo youtube, para que todo mundo pudesse assistir no conforto de casa, com todo o cuidado e segurança.

A LiveModa foi um sucesso, com desfiles embasados na atualidade, com temas sobre o singular e o coletivo, o sentimento amor, representatividade e muitas cores. Tudo que a gente ama, né? Os desfiles estão disponíveis no Youtube. Se não viu, já corre para conferir!

A velhice com olhar de arte

Envelhecer é um processo de mudança, de autoconhecimento, de aprendizagem e, por que não, de arte? Como já falamos em alguns posts atrás, a arte é livre e esse aprendizado é único para cada pessoa.

Uma ação muito legal relacionada à arte aconteceu em Londres, onde moradoras de um lar para idosos estão recriando capas de álbuns de cantores famosos, como Adele e David Bowie. As fotos, registradas por Robert Speker, coordenador de atividades do asilo, acabaram viralizando. 

Nunca se está velho demais para alguma coisa, tentar aprender um instrumento, aprender a andar de bicicleta, entrar em um clube de teatro, se você nunca fez isso, isso é novo para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *