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Identidade Visual

O que é Identidade Visual?

É um conjunto de elementos que compõem a marca e vão passar ao seu cliente informações preciosas como: conceito, valores e posicionamento de mercado. Por meio da união de um logo (o símbolo), uma tipografia e demais elementos, comumente, temos o que chamamos de identidade visual, logotipo ou simplesmente “marca”.

Mas não é apenas na marca que a identidade visual passa sua ideia: são também na estética dos produtos, nas embalagens, nas roupas, nas cores, nos cheiros e até na forma de se portar dos funcionários da empresa. Tudo isso é relevante quando falamos de passar o conceito da empresa.

Como é feita a Identidade Visual?

A execução de uma nova identidade visual ou o rebranding (processo feito quando a marca já existe e se deseja atualizar ou criar uma nova identidade) deve passar por um vasto processo criativo. Iniciamos pela coleta de dados (briefing), afim de entender quais são os objetivos do cliente com a marca.

Se a marca ainda não possui nome, iniciamos pelo “naming”, um percurso que mapeia diferentes nomes relativos ao universo do negócio até se chegar ao objetivo desejado e mais adequado ao cliente.

Após essa fase, se inicia o processo de pesquisa visual. São vistas diversas referências, são projetados desenhos que podem iniciar no papel ou no virtual e, depois de uma grande coleta de dados é que começamos o desenho da marca – que deve ser único como as características da empresa. A marca deve mostrar a autenticidade de cada negócio ou pessoa.

Qual a diferença entre marca e branding?

Enquanto a marca se refere ao logotipo da empresa – o símbolo que traz alguns elementos e representa visualmente o negócio – – branding se refere ao conjunto de elementos e estratégias que caracterizam e dão vida à marca, como o posicionamento, o relacionamento com clientes e a sua persona.