O que é?

O design é uma parte fundamental de qualquer processo criativo. Afinal, é por meio dele que se alia: funcionalidade + visual. Sim, o design não é apenas a parte visual de um projeto ou produto, mas também a estratégia funcional por trás desse visual.

O design gráfico é uma parte específica do universo chamado design: ela trata de projetos voltados para a produção web ou impressa. Ou seja, se você precisa criar uma marca que estará tanto em um cartão de visitas como em posts de redes sociais, o designer pode te ajudar nessa criação. Aqui, estamos falando mais especificamente de Identidade Visual.

Mas o designer gráfico não se limita apenas a criação de logotipos. Alguns produtos que também necessitam desta especialidade são:

  • Materiais visuais: como panfletos, outdoors, folders, cadernos, embalagens etc;
  • Campanhas de publicidade: na qual todos os materiais visuais seguem um conceito alinhado a uma estratégia;
  • Animações e materiais virtuais: banners, posts, gifs etc;
  • Webdesign – a criação visual de sites e hotsites;
  • Criação de identidade visual e demais elementos para design de produtos.

Por que contratar um designer?

O designer gráfico tem uma formação voltada para pensar estrategicamente no visual do seu produto. Desta forma, ele avaliará critérios estéticos, diferenciais, funcionabilidade e melhores aplicações do que você deseja criar.

Além disso, é por meio desse estudo da comunicação visual que serão escolhidas as melhores cores, as fontes mais apropriadas e as tendências relativas ao seu segmento de mercado. Por meio de uma análise das preferências do cliente (também conhecido como briefing), é feito uma criteriosa pesquisa para o desenvolvimento estético das peças – com o objetivo de facilitar a leitura, causar mais apelo, chamar atenção, parecer mais refinado ou parecer mais popular etc. Todos esses elementos são analizsdos e avaliados antes da peça ser produzida.

Quero contratar o design do meu projeto.