Criação de conteúdo para natal e ano novo

Será que vale a pena produzir conteúdos e fazer criações voltadas para as festas de fim de ano? As pesquisas digitais nos dizem que sim! Seja para o natal ou para o réveillon, as marcas aproveitam os períodos festivos para fazer coleções cápsulas, fazer campanhas para vendas de ocasião e, claro, produzir bastante conteúdo relacionado a esse momento.

Uma breve pesquisa no Google já nos dá bastante informação: em apenas 0,64 segundos, 145 milhões de resultados são exibidos quando se busca o termo “compras de natal”. Para o réveillon, mais de 7 milhões de pessoas pesquisam o que usar no ano novo – gerando uma oportunidade incrível para quem trabalha com moda.

Num cenário mais específico, o Google Trends (ferramenta de pesquisa de termos) nos mostra também as oportunidades de busca relacionadas ao termo “natal”. Podemos ver que o canal no Youtube Porta dos Fundos, de comédia, é um dos termos mais acessados no país* – nos dando alguns sinais de investimento em marketing de influência. Numa outra pegada, as receitas típicas do natal também são alguns dos termos mais buscados na ferramenta – uma excelente oportunidade para indústrias, bares, buffets e restaurantes.

Qual é o seu nicho e como produzir para o período de natal?

Agora que vimos como é importante produzir conteúdo específico para as festas, a próxima dúvida é saber o que fazer. A resposta vai depender muito do seu nicho. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, pode aproveitar esse momento para produzir conteúdos relacionados às buscas. Se “salpicão” e “farofa de natal” são os termos mais buscados, talvez falar sobre receitas especiais sugeridas pelo seu Chef seja uma excelente opção.

Se o seu segmento é a moda, um shooting de réveillon ou o investimento em marketing de influência são boas apostas. Formas diferentes de mostrar as criações nas redes sociais e em demais canais que a sua marca atue. Uma boa oportunidade é usar o TikTok – o aplicativo de rede social que superou os downloads do Instagram em novembro – e iniciar nesta nova rede já produzindo um conteúdo diferenciado.

Você sabe que rede social usar?

Com tantas opções de redes sociais disponíveis, você pode ficar em dúvida em qual realmente apostar. Ainda vale a pena usar facebook? Qual método apostar no instagram? Será melhor youtube ou IGTV? Realmente, há uma gama de apostas a se fazer, e o planejamento é o melhor amigo nessas horas.

Para facilitar a sua programação, preparamos um material explicando um pouco sobre cada tipo de produção e qual é a rede social que mais se adapta a cada produto. Além disso, você ainda ganha um calendário editorial para programar seus próximos posts e as datas nas quais eles devem sair. É gratuito! Só apertar download para baixar:

Conta pra gente: o que a sua marca tem feito nesse período festivo para se diferenciar? Aproveita e segue a gente no instagram para pegar mais dicas: @kizunabranding.

*Busca realizada em 17 de dezembro de 2019.
Imagens: Freepik.com

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