05 aplicativos que podem ajudar microempreendedores

No contexto que vivemos, em isolamento por conta do Covid-19, muitos trabalhos foram totalmente parados. Mas quem teve a possibilidade de trabalhar remotamente, está aos poucos se adaptando ao home office. Por isso, compartilhamos aqui alguns aplicativos que podem ajudar você, microempreendedor, neste período. São apps que facilitam a organização das tarefas de maneira super simples e na nuvem, para que o trabalho possa render mais de maneira tranquila.

Google Drive

Está difícil organizar as demandas nesse momento de incerteza? O Google Drive te possibilita criar e compartilhar em tempo real tudo com a sua equipe, de qualquer lugar. O Drive é um serviço de armazenamento na nuvem gratuito (ao entrar, você tem 15GB de espaço. Caso precise de mais, você tem a opção de comprar). Além de funcionar para hospedagem de arquivos, tem diversos aplicativos do Google integrados, como o Google Docs, Slides, Formulários, Planilhas, entre outros, otimizando as atividades em um só lugar.

É uma plataforma super prática e eficiente para organização, além de podermos importar os arquivos, (sem perder a qualidade, fato importante), conseguirmos separá-los por pastas e compartilhá-los com outras pessoas que possuam conta gmail. Ele está disponível para iOS, Android e, é claro, desktop.

Com o Google Drive você consegue: 

– Organizar demandas do trabalho por pastas;
– Armazenar documentos importantes;
– Compartilhar arquivos com outras pessoas.

Trello

O Trello é outra plataforma que vai facilitar muito a organização da sua empresa. É um aplicativo bastante utilizado nas empresas de todos os portes para sistematizar os processos diários, estabelecer objetivos e ainda distribuir as atividades entre os colaboradores e fornecedores.

O Trello permite personalizações de acordo com a sua necessidade, criando quadros e cards que podem ser divididos entre diferentes times. É um gerenciador de processos baseado que pode ser adaptado a diferentes métodos, como o Get Things Done (GTD), Scrum e outros. É possível acessá-lo de maneira gratuita no computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e IOS).

Com o Trello, você consegue: 

– Organizar demandas do trabalho;
– Planejar seus novos projetos de negócios por quadros (como se fossem  pastas);
– Armazenar documentos importantes;
– Delegar tarefas para outras pessoas

Quickbooks ZeroPaper 

Agora, vamos falar sobre organização financeira da empresa. ZeroPaper é um ótimo gerenciador finanças de empresas, seja você MEI ou ME. Além de fazer um fluxo de caixa e previsões monetárias, você não precisa se preocupar com os impostos, pois ele facilita esse tipo de pagamento pela própria plataforma.

O ZeroPaper também controla “Recebimentos”, “Despesas fixas”, “Despesas variáveis” e “Pessoal”. O próprio site faz uma análise de qual área você está investindo mais, para que você se organize melhor. 

O aplicativo está disponível para acesso via desktop ou smartphone (Android e iOS) e disponível para teste. Mas para uso integral é preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com as funcionalidades desejadas.

Com o ZeroPaper, você consegue: 

– Melhorar a gestão financeira da sua empresa;
– Fazer o balanço financeiro, pagar impostos e emitir DRE;
– Entender em quais áreas você precisa investir mais.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social de negócios, para utilização estritamente profissional. Podemos dizer que é um currículo online de pessoas e empresas. Entre as vantagens, podemos listar a facilidade de encontrar profissionais para potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear cenários. O aplicativo está disponível para acesso via desktop ou smartphone (Android e IOS).

Com o Linkedin,  você consegue: 

– Aumentar o network da sua empresa;
– Acompanhar as novidades do mercado;
– Divulgar projetos e vagas que sua empresa cria (ou participa);

Instagram

Falamos até agora de plataformas para organização, agora vamos falar um pouco sobre divulgação. O Instagram está entre as redes sociais mais usadas no mundo, então é muito provável que você tenha uma conta pessoal ou já tenha uma conta para o seu negócio. 

A maior vantagem de ter uma conta comercial é acessar métricas. Com um perfil comercial você poderá acessar dados como:

Alcance: Número de contas únicas que viram seu post;
Impressões: Total de visualizações da postagem;
Cliques: Número de usuários que acessaram o link da bio;
Salvas: Número de usuários que salvaram seu post;
Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.

Esperamos que essas ferramentas possam elevar seu negócio e facilitar o trabalho remoto – sabemos que é um desafio! Compartilha com a gente quais ferramentas têm ajudado você e sua equipe nesse período também. 

Se você curte nossos conteúdos, acompanhe também nossas redes sociais: @kizunabranding e fb.com/kizunabranding.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *